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Dia Mundial do Fusca, 22 de junho – Conheça um pouco da história

Dia Mundial do Fusca, 22 de junho – Conheça um pouco da história

Escarabajo, Huevito, Maggiolino, Bug, Coccinelle e Beetle são apenas alguns dos sinônimos utilizados para nomear o Fusca, um dos carros mais populares de toda a história. Os mais simpáticos à modernidade acham que esse automotor tem um sabor de nostalgia e que nem chega aos pés das possantes máquinas hoje produzidas. Por outro lado, uma grande legião de aficionados faz questão de conservar e manter viva a memória desse mito automobilístico. Apesar do bom nome, a História do Fusca está ligada a um contexto distante do glamour e da simpatia deste pequeno carro. Por volta de 1932, o alemão Ferdinand Porsche começou a esboçar os projetos de um novo carro que se chamaria “Volkswagen”, que em alemão significa “o carro do povo”. No meio tempo em que as primeiras versões eram experimentadas, o governo alemão se interessou pelo projeto e fez um investimento de 200 mil marcos para a fabricação de três protótipos. Com um surpreendente motor refrigerado a ar, o Fusca saiu do papel com mais de um ano de atraso, com o nome de Volksauto-série VW-3 e testado por extensos 50 mil quilômetros. No ano de 1938, mediante o bom desempenho do veículo, várias ações foram tomadas para que a sua produção em série fosse iniciada. Pouco depois, esse importante passo na vida do Fusca acabou sendo interrompido pela deflagração da Segunda Guerra Mundial. A partir de 1939, empregando a mesma plataforma do Fusca, os alemães criaram o jipe Kübelwagen, o anfíbio Schwimmvagen e o Kommandeurwagen, que seriam utilizados nos campos de batalha da época. Em 1944, nos fins da guerra, a fábrica localizada em Fallersleben estava completamente destruída pelos bombardeios deflagrados pelas forças aliadas. Sem nenhum prestígio no mercado, a fabricação acabou sendo timidamente retomada pelo major inglês Ivan Hirst. Logo em seguida, o governo recuperou o projeto, deixando-o sob a tutela de Heinrich Nordhoff. Nessa época, Nordhoff tomou várias providências para que o Fusca alcançasse os patamares de veículos produzidos em larga escala. Já no pós-Segunda Guerra, o veículo ultrapassou a casa dos 25 mil exemplares e lançou a sua primeira versão conversível. Os holandeses logo perceberam a ideia e entraram na história do veículo como o seu primeiro importador. Na década de 1950, os norte-americanos trataram de popularizar o modelo pelas Américas. Em 23 de março de 1953, a primeira filial da Volkswagen foi instalada no Brasil com a missão de popularizar o Fusca em nossas terras. Nas décadas seguintes, esse lendário automóvel viveu as oscilações que o colocaram entre o estrelato e o declínio. Chegou a ser tema de um filme de Walt Disney, foi ameaçado pela concorrência de modelos mais arrojados e voltou a ser produzido sob os pedidos de um presidente da República, Itamar Franco. Em 2003, uma festa de despedida marcou a fabricação de seu último exemplar. Fonte: historiadomundo.uol Foto: autossegredos
Garimpo Bom Futuro, RO, tem quartel da PM incendiado por grupo que tentava furtar cassiterita

Garimpo Bom Futuro, RO, tem quartel da PM incendiado por grupo que tentava furtar cassiterita

Um grupo de cerca de 80 garimpeiros invadiu e incendiou na noite da última quarta-feira (21) o quartel da Polícia Militar (PM) no Garimpo Bom Futuro, distrito de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. A estrutura do local, que era de madeira, ficou completamente destruída após o fogo. De acordo com a PM, o crime ocorreu após três suspeitos serem presos e o restante do grupo se revoltar com a prisão. Conforme o boletim de ocorrência, a guarnição policial do distrito foi informada através de denúncia anônima por volta das 20h30 que uma empresa de extração de minério havia sido invadida e estavam furtando cassiteritas. Os policiais se deslocaram até a empresa e encontraram cerca de 80 pessoas em posse de pás, picaretas e sacos fazendo a extração ilegal do material. A equipe formada por três militares deu voz de retirada aos garimpeiros ilegais, os quais se recusaram a sair do local. Devido à desproporcionalidade de efetivo, a guarnição não conseguiu apreender todo o grupo, mas deteve três jovens, sendo um de 18 anos, outro de 20 anos e o último de 23 anos. Após serem detidos, a PM encaminhou os infratores até o quartel policial para que em seguida fossem conduzidos até a delegacia de Ariquemes e registrasse a ocorrência de furto qualificado. Conforme o registro policial, a detenção dos garimpeiros no quartel gerou comoção na comunidade local, tendo em vista que grande parte dos moradores possuem o hábito de realizar a exploração manual de forma irregular há mais de 20 anos. Desta forma, o grupo de garimpeiros se reuniu e foi até as dependências do quartel policial. Enquanto a guarnição realizava a condução dos infratores até Ariquemes, os garimpeiros invadiram o quartel e começaram a depredar a unidade policial. Logo em seguida, o grupo ateou fogo na estrutura física e em poucos minutos, o quartel foi destruído pelas chamas, além de uma motoneta que pertence ao sargento policial e outros objetos. Conforme a PM, ao realizar a condução dos infratores detidos, a guarnição policial recebeu diversas ameaças por parte do grupo de garimpeiros, mas conseguiu encaminhar os três detidos até a Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes, para prestarem esclarecimentos ao delegado de plantão. A perícia técnica compareceu no local na manhã desta quinta-feira (22) e o caso será investigado pela Polícia Civil. Fonte/Foto: G1 RO