Nesta quinta e sexta –feira (10 e 11), membros do Núcleo Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa da Fronteira (Neifro), autoridades nacionais e internacionais estarão reunidos na Câmara Municipal de Costa Marques para, entre outros objetivos, debater as ações desenvolvidas e o fortalecimento das politicas públicas para faixa fronteiriça de Rondônia com a Bolívia.

A iniciativa do governo de Rondônia representa continuidade das atividades do Neifro, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), no sentido de mobilizar atores atuantes na faixa de fronteira do Estado e sistematizar as demandas locais, analisar propostas de ações, formular planos, entre outros.

Este será o 17º encontro, onde será oportunizado o aprofundamento e troca de conhecimentos das ações entre os países vizinhos e suas cidades fronteiriças. De acordo com a gerente de Desenvolvimento e Políticas Públicas da Sepog, Rúbia Lima, estarão em pauta debates sobre a importância e viabilidade dos encontros propostos pelo Neifro; criação de condições mais favoráveis às participações; além da promoção do diálogo como forma de incentivar e contribuir com os municípios de fronteira. Na oportunidade, a gerente explica que serão levantados os gargalos e entraves, mas apontando e colhendo possíveis soluções, ouvindo a quem de fato conhece de perto as dificuldades e acordando na forma da lei, a viabilização de possíveis soluções.

“Em trabalho paralelo, teremos o balcão de atendimento com foco na apresentação de perspectivas dos municípios. Também serão oferecidas orientações quantos aos projetos, planos de trabalho, projetos básicos, entre outros. Outro ponto importante será a emissão de carteira ID Jovem e da Carteira do Artesão”, informou Rúbia.

O secretário da Sepog, George Braga, lembrou que o Neifro, por meio de parcerias públicas e privadas, acompanha estudos, diagnóstico e projetos voltados para o desenvolvimento econômico e social das regiões de fronteira Brasil/Bolívia e por meio do governo do estado, conforme determina o governador Confúcio Moura, promove uma série de atividades como palestras, participação em treinamentos, cursos, seminários que visem  à atuação na região. “Temos como missão desenvolver, produzir e executar estudos e projetos que promovam a integração transfronteiriças, reforçando o sentido de pertencimento e compromisso de cada região tornando-se referência na aplicação de políticas públicas que valorizem a população, além de subsidiar e estender proteção à indústria, comércio e as atividades legais e formais transfronteiriças”, disse o secretário complementando que o Neifro foi criado através do Decreto nº 16.621 de 29 de março de 2012.

 Neifro

O Neifro articula ações de desenvolvimento em 27 municípios rondonienses, entre os quais Guajará Mirim cidade gêmea com Guayaramerim, nos limites do país vizinho Bolívia. O núcleo também funciona como uma rede para a troca de informações sobre problemas afeitos a competência de cada órgão, colocando em pauta outros assuntos como saúde, educação, turismo e desenvolvimento das comunidades localizadas na região de fronteira, bem como ações de turismo na região.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia/Jane Carla