A ASAEX, ASROP, ICMBIO, SEPOG, Prefeitura de Guajará - Mirim e EMATER/RO realizarão o 1° Festival Gastronômico do Tucunaré nos dias 21 e 22 de outubro na Resex do Rio Ouro Preto.

     O Festival tem por finalidade alavancar o turismo de base comunitária nesta comunidade que são iniciativas e atividades protagonizadas pelas comunidades locais que, se ordenadas e bem estruturadas, representam importantes experiências turísticas, agregando valor aos roteiros e geram emprego e renda para a região.

       A Reserva Extrativista Rio Ouro Preto foi umas das quatro primeiras unidades de uso sustentável a serem criadas no Brasil. Está localizada nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, em Rondônia e integra o maior bloco de área protegida do Estado. A partir de Guajará-Mirim, chega-se à Reserva pelos rios Mamoré e Ouro Preto ou por estrada, através de um ramal de 40 Km que leva até o “Lago do Pompeu” às margens do rio Ouro Preto. Com uma área aproximada de 204.583 ha, a RESEX do Rio Ouro Preto limita-se ao Norte com a Terra Indígena Lage e o Parque Estadual de Guajará-Mirim; a Leste com a Terra Indígena Uru-eu-wau-wau; a Sul e Oeste com a Reserva Biológica Estadual do Rio Ouro Preto e a Floresta Estadual Extrativista do Pacaás Novos.

Programação:

21/10 a partir das 18h

Abertura do Festival 

Apresentações Culturais 

22/10 a partir das 10da manhã 

Café da Manhã Regional 

Palestras sobre: RESEX, Educação Ambiental e o Tucunaré 

Escolha da Rainha do Festival 

Escolha do Melhor Prato a base de Tucunaré 

Atrações Culturais 

No local do evento haverá Vendas de Comidas variadas, doces, salgados, bebidas e de pratos à base de Tucunaré durante os dois dias.

O evento tem o apoio cultural: Deputado Dr. Neidson, Dr. Wenceslau, Dr. Durán, Vereador Augustinho, Farma Flora – Farmácias de Manipulação, Castelinho Clube e Refrigerantes TUPI.

Fonte: Semcet Guajará-Mirim