Na noite desta terça-feira (17) inicia a 15° edição do Festival Latino Americano de Cinema Ambiental (FestCineamazônia). O evento será realizado no Sesc Esplanada com entrada gratuita. A mestre de cerimônia será a atriz e cantora Simone Mazzer.

O primeiro longa a ser exibido nesta edição será o documentário “Dedo na ferida”, de Silvio Tendler. De acordo com os organizadores do evento a curadoria recebeu 452 filmes, tanto do Brasil como de outros países como a Colômbia, Espanha, EUA., Irã, França, Singapura, Alemanha, entre outros.

Na quarta-feira (18) iniciam as mostras competitivas de curtas, médias e longas metragens, a exibição inicia às 14h e seguem até a noite. Já na quinta-feira (19), o FestCineamazônia receberá alunos de escolas públicas com uma programação especial. Durante a noite, a Escola de Música Jorge Andrade receberá a exibição do filmes 'Na Batucada da Vida”, sobre a vida e obra de Chico Batera, que contará com a presença do próprio músico. Após a exibição o grupo musical Trio do Norte irá fazer uma apresentação.

Um debate com o tema “É de poesia que o mundo precisa”, com os escritores José Inácio Vieira de Melo, Ronaldo Correia de Brito e Rubens Vaz Cavalcante, e mediação de Marcos Aurélio Marques será realizado pela manhã na sexta-feira (20) e a noite a antropóloga Betty Mindlin receberá uma homenagem.

O último dia do FestCineamazônia será no sábado (21), a partir das 19h. O encerramento contará com a exibição do filme “Dana Merril – Um fotógrafo no inferno verde” e homenagem ao cineasta Beto Bertagna, além, é claro, da premiação com o Troféu Mapinguari para os melhores filmes da mostra competitiva deste ano.

O show do músico Chico Batera fecha a 15ª edição do Festival Cineamazônia. A programação completa de longas que serão exibidos na 15° edição do FestCineamazônia pode ser conferida no site do festival.

G1 RO