Nesta quinta-feira, no pátio na unidade avançada do Incra de Pimenta Bueno (RO), será inaugurada a Feira da Reforma Agrária no município. O evento é uma iniciativa do programa de agroindustrialização Terra Sol do Incra e contará com agricultores dos projetos de assentamento da região, com realização prevista para todas as quintas-feiras.

Serão oferecidos produtos frescos vindos diretamente do produtor para o consumidor, como frutas, verduras, legumes, queijos, iogurtes, manteiga, frango caipira, ovos e pães caseiros. Será servido também café da manhã com sucos naturais e salgados.

Participarão doze famílias de agricultores dos assentamentos PCA Casulo Formiguinha, São Felipe, Marcos Freire, Pirajuí e do crédito fundiário Beira Rio.

O Incra apoia os agricultores fornecendo o kit feira, com barracas padronizadas, lonas, caixas para transporte e uniformes, além do local e infraestrutura. A prefeitura de Pimenta Bueno, a Câmara Municipal e a Emater também são parceiras no empreendimento.

O servidor do Incra em Pimenta Bueno, Sérgio Araújo, informou que os vereadores locais articularam com o Incra para a realização da feira após conhecerem a de Porto Velho que já funciona com regularidade há um ano. A prefeitura apoia com o transporte, a limpeza, pintura do local e som. A Emater ajudou a mobilizar os agricultores e a organizar a participação e comercialização dos produtos.

São inúmeras as vantagens da feira para o agricultor e para a cidade, explicou o superintendente do Incra/RO, Cletho Muniz de Brito. Segundo ele, o local no Incra é privilegiado em espaço e infraestrutura, além de todo um conjunto de políticas públicas que favorecem a atividade e o agricultor.

"Nosso objetivo é integrar os assentamentos da reforma agrária à cidade, oferecendo alimentos de qualidade, baixo custo e também alavancar o comércio e a agroindústria dos produtores familiares”, destacou o superintendente.

O programa Terra Sol do Incra atua na aquisição de equipamentos para agroindústrias, capacitação, comercialização, divulgação dos produtos da reforma agrária e incentivo à agroecologia.

Fonte: Ascom/Incra RO