Novo golpe digital já fez cerca de 1 Milhão de vítimas. A fraude, enviada pelo WhatsApp usa uma falsa promoção da loja de cosméticos “O Boticário” como isca. No golpe você recebe um cupom promocional que promete  R$150,00 reais  em compras no Boticário se divulgar a fraude para 10 amigos. Mas, no final, não é isso que acontece. Emílio Simoni, especialista em segurança online é quem explica.

“O hacker manda uma mensagem inicial para algumas pessoas, que o leva para um site que tem uma falsa promoção. Mas, para que ele participe tem que compartilha com 10 amigos. Se a pessoa compartilhar, e ela estiver em uma rede de 3G ela será direcionada para um site com serviço de SMS pago, nesse caso virá à cobrança na conta do telefone. Se a pessoa tiver em uma rede wi-fi, o golpe irá direcioná-la para um site que baixe um aplicativo, esse aplicativo é o malware que irá roubar dados pessoais da pessoa”.

Quem cai no golpe, além de não ganhar promoção nenhuma ainda pode sair no prejuízo.

“Não ganha nada, ela só terá prejuízo por causa da cobrança na conta telefônica ou o celular infectado por vírus”

E o especialista acrescenta: sempre que a oferta é boa demais, é bom desconfiar.

“O que é algo bom para ser verdade, a pessoa tem que desconfiar, ainda que receba de amigos ou parentes. Então, ele tem o poder de convencimento muito forte e é essa arma que o hacker usa”

Para manter o celular ainda mais protegido é recomendável instalar um bom antivírus.

BrMaisNews/Beatriz Feidelis