O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) realiza nesta sexta-feira, dia 30, em João Pessoa (PB), o 7º mutirão estadual de assinaturas para migração de rádios AM para FM. O ministro Gilberto Kassab e a secretária de Radiodifusão, Vanda Nogueira, participam da cerimônia, que será realizada às 11h, no Espaço Cabo Branco.

Cinco emissoras das cidades de Patos, Picuí, Campina Grande, Bananeiras e Mamanguape vão assinar os termos aditivos de adaptação das outorgas, um dos últimos passos do processo para a mudança. Após a assinatura, as rádios precisam apresentar um projeto técnico de instalação da FM à Secretaria de Radiodifusão e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a autorização de uso da radiofrequência.

A partir da liberação, os meios de comunicação já podem começar a transmitir a programação na nova faixa.

No dia 23 de junho, a caravana esteve em São Paulo, onde 36 emissoras assinaram o termo aditivo no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo paulista). A solenidade teve a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, do ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, do presidente da AESP, Paulo Machado de Carvalho Neto, do presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (ABERT), Paulo Tonet, da secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica do MCTIC, Vanda Jugurtha Bonna Nogueira, além de deputados federais, estaduais e radiodifusores.

Fonte: RCR/TudoRádio